quarta-feira, 7 de julho de 2010

A correnteza do rio vai levando aquela flor

Não que o "Martelo das Bruxas" tenha sido um fiasco, na época nós nunca pensaríamos em descrevê-lo assim apesar de vermos hoje que é verdade, mas esse pequeno sentimento de decepção nos fez querer provar que poderíamos fazer algo bom e com uma cara minimamente profissional e surgiu a idéia de continuar nessa vibe de época e fazer um trabalho de direção de arte ainda melhor.
A idéia era explorar a ditadura brasileira que surgiu de uma zueira do semestre anterior, um drama familiar criado por seis (ou mais) pessoas empolgadas. Enfim Cardoso Jr. bolou um argumento e Bruna solidificou um roteiro incrível, na minha opinião. Com essa confiança toda a idéia de ter uma premiação no fim de cada semestre surgiu e solicitamos ao coordenador do curso que ele organizasse isso. E ele fez. E nós odiamos, mas explico isso depois.
Pra decidir quem ia dirigir o curta os diretores dos anteriores meio que tiraram os seus da reta, eu lembro que estávamos voltando pra casa de carona com meu pai e pra acabar logo com o mimimi e mostrar pro meu pai que aquele curso era sério eu disse que assumiria a direção. Fiz isso morrendo de medo, mas até que seria legal eu ser um pouco mais útil importante dessa vez e isso me impediria de atuar... O resto da equipe não parecia tão confiante comigo, não tenho cara do diretor que bota ordem na porra toda e ainda mais que íamos fazer as gravações num sítio em outra cidade (com piscinas e muitas outras coisas pra distração do povo), mas como ninguém se opôs (não que eu saiba u.u) virei o diretor de vez.
Ah, por falar em atuar, queríamos dessa vez dar uma caprichadinha nos atores, mas a corrida contra o tempo meio que impediu, pois a ideia era gravar MESES antes pra dar tempo de editar tranquilamente. O fato de ter que viajar e tudo mais acabou eliminando as poucas opções que tínhamos e resolvemos nos virar com nós mesmos e nossos caridosos parentes. Mariana foi escalada para mais um papel, Will foi empurrado junto e finalmente descobriríamos se o senhor Cardoso "eu fiz cênicas" Jr. era bom mesmo. A prima e o pai dele também atuaram no curta, além do sítio que era do avô dele. Enfim, ele era o produtor e correu atrás de tudo isso.
Eu escalei o Marcos pra ser meu cameraman, porque obviamente eu não queria nem botar a mão na câmera e fazer merda. Ele empolgou e me ajudou com o storyboard e a decupagem técnica em algumas tardes depois de uma visita prévia ao sítio (aliás, me arrependi amargamente da caminhada que encaramos pra chegar lá depois de descer do ônibus).
Finalmente chegaram os dias da gravação, passei o dia anterior arrumando as malas (a de roupa e a de objetos cenográficos) e o nervosismo me dominou por completo. Depois de alguma confusão ainda aqui em Ribeirão, nos ajeitamos nos carros (glória) e partimos.
O pessoal que não tinha ido curtiu bastante o lugar, mas o grande problema agora era que a família do Jr. estava em peso lá, foram aproveitar o final de semana de sol. Ótimo. Gravações podem ser cheias de gente e barulho mesmo #NOT.
Rebolamos um pouco pra dar um jeito, principalmente Fernanda que como "contra-regra" ou seja lá o que ela foi exatamente nesse curta, que teve que espantar os MILHÕES de patos pra longe em cada cena. Aliás, várias e várias lembranças inesquecíveis de Fernanda por lá. hihi.
O primeiro dia acabou, fomos dormir. Ou não. Uns bebendo, outros jogando sinuca, outros apenas conversando. Se dormimos 4 horas foi muito. Logo o sol estava dizendo que tínhamos que voltar ao trabalho.
Tinha muita cena pra gravar ainda e o pior é que não dava pra deixar pro final de semana seguinte, pois o gasto seria muito maior e o dinheiro se esgotara. Tentamos gravar tudo na habilidade, mas CLARO que surgiu muitos contratempos. O pior deles acho foi O BANDO DE PESCADORES na beira do rio que na visita prévia estava tão vazia... A galera ouvindo música alta GRR, mas nos viramos como dava e acabou que o vento arruinou todo o audio das tomadas do rio anyway. Deu pra salvar um pouco na edição.
Ah, a edição. Que não lembro porque demorou pra ser feita. Eu a acompanhei pessoalmente. Uziel e Pinda se superando lá, ficou tudo maravilhoso. Mas tudo em cima da hora, pra variar. Trilha boa, cores boas, um probleminha técnico ou outro, mas eu estava SUPER confiante, afinal minha direção não tinha sido tão ruim assim, botei ordem na galera lá no sítio, guiei as gravações enquanto todo mundo se perdia. Enfim.
Foi um bom trabalho e com o queixo erguido mostramos para os professores para uma pré avaliação e... Ok, eles nem falaram TÃO mal assim, mas surgiram algumas faíscas que foram se amenizando até que finalmente chegou a 1ª Sessão Pipoca competitiva. E ali meu bem, a coisa PEGOU FOGO!
Nem vou me revoltar tanto aqui pra não falarem que eu sou um mau perdedor e mimimi, mas DAR MELHOR ROTEIRO ORIGINAL PRA UMA ADAPTAÇÃO DO ZÉ DO CAIXÃO E NÃO PRA GENTE? Só estando de caso com o coordenador mesmo u.u
Só vou dizer que aí começou a revolta geral contra a ainda-não-tão-espetacular "Nova União". Eu pessoalmente não tenho nada contra nenhum deles, acho-os ótimos profissionais, mas as birrinhas os impedem de crescer em equipe e levar o cinema regional nacional pra novos níveis. #Prontofalei.

Ah, como pude esquecer disso... EER! Minha mãe também atuou no curta, ela foi a personagem da Mariana anos mais velha. Acredita que eu tive que ouvir elogios de algumas pessoas que acharam que era a Mariana mesmo só que maquiada? xD

Fui ali assistir o DVD enquanto escrevia o post pra lembrar de alguma frase-pérola, mas tem MUITAS, deixa pra lá... Pude reparar também os erros na minha direção, é bom aprender com essas experiências, hoje sou mais crítico pra isso.

Próximo: Muitas idéias, pouco tempo, muita pressão... JOGA TUDO PRO AR e faz "TPM".

5 comentários:

  1. E eu faço oq? Posto o primeiro comentário!!
    EEEEEEEE! Adoro!
    J.Gzinho, sabe kual o problema na minha humilde opinião? VOCÊ-TÁ-MTO-PESSIMISTA!
    Como assim meu povo? Muito calor, muita gente, muita roupa, muito pato AND muito rio! Quer melhor? Vocês não estão sabendo aproveitar as coisas boas da vida. O calor e as roupas vintage a gte espantou na piscina, só a quantidade excessiva de família é que nos permitiu comer e beber a vontade, o rio tava longe e os patos...
    Ah! os patos..."O feeeeerrrr tira eles daqui..."

    Quero ir no sítio.

    ResponderExcluir
  2. xD ai Má...

    e ontem na reuniãozinha com o povo lembramos da saga: Marcos quebra tudo no sítio!
    como esqueci disso no post HIHI

    ResponderExcluir
  3. impressão minha ou a Fer só se fode? HADISOHOADSIH

    ResponderExcluir
  4. Impressão.
    Mary tá mtu pessimista tb. Quero opinião da Fer sobre o caso.kkk

    ResponderExcluir
  5. Escreveram em um certo twitter que ia ter post novo e até agora...
    Já vu a metida.a.bacana hoje?
    BEjo J.G.zinhu!

    ResponderExcluir