domingo, 3 de abril de 2011

Coragem de ter medo

Fobia e medo: tão iguais, mas tão distintas.
Eu sempre ouço aquela máxima de 'superar seus medos'. Lindo, a gente tenta e as vezes até consegue. Palmas.
Mas e as fobias? Quem consegue dar um jeito nessas malandrinhas?
Bom, pra exemplificar, vou compartilhar com vocês dois episódios que aconteceram comigo:

-Eu num churrasco, cheio das criança em volta. Eu tinha uns 16 anos. De repente aparece aquela linda, gigante, cascuda, ninja e VOADORA barata. Crianças entram em desespero chorando e gritando por suas respectivas mães, que provavelmente gritariam também se estivessem ali. Eu não tenho medo de barata, mas sabe como é... respirei fundo e pisei na desgramenta, foi a primeira que matei na vida, assim sem veneno. Todos me olharam como se eu fosse um herói de guerra.

-Eu passando por um portão de uma casa aleatória, tinha algumas pessoas ali e uma folha de árvore foi soprada por um ventinho bacana na minha direção, por algum motivo a minha distração me fez acreditar que fosse uma aranha. Lindo, aquele milissegundo que eu achei que fosse uma caranguejeira enorme e peluda eu não consegui pensar em absolutamente nada. Quase paralisei, mas continuei andando e ninguém percebeu nada eu acho. Aí comecei a pensar "e se tivesse sido um aracnídeo monstruoso pulando em mim?" como eu teria reagido?

Com a barata, nhé, foi tranquilo. Mas e encarando uma verdadeira fobia em público? Superá-la seria assim tão fácil? Por que eu tenho uma certa fobia de passar vergonha socialmente e ter um ataque histérico com a aranha seria um tantinho humilhante. Imaginei-me corajosamente dando um chispa, um peteleco na aranha. Ri internamente, nunca conseguiria fazer isso. Talvez eu pediria socorro as pessoas ali, explicando minha aracnofobia e tudo seria menos vergonhoso. Se eu não estivesse fazendo uma careta de pavor e se minha voz saísse em um tom audível, claro. Capaz de simplesmente desmaiar ou morrer ali mesmo e pronto.

E vocês, como reagiriam em uma situação que tivessem que enfrentar uma fobia sua assim em público, em um momento inesperado?

4 comentários:

  1. Tática infalível João... muda de cor umas 3 vezes e cai... simples... o povo acha que você teve um ataque de coração e te socorrem... não conte pra ninguém... mas já fiz isso... kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. A eu particularmente travo ou grito,fato aconteceu comigo na escola com todos no corredor,detalhe
    era uma borboleta que passou tão rápido que eu achei que fosse um bicho feio qualquer,imagina a cena gritei sai correndo e depois ri de mim mesma com todos,imagina...vergonha nenhuma né,+ pensei podia acontecer com qualquer um,se é que já não aconteceu.

    ResponderExcluir
  3. Já disse que acho incrivel o que os medos e fobias fazem com o comportamento humano, né? mwahaha

    ResponderExcluir
  4. ^^ Tenho medo sempre, nem trabalho num lugar meio assustador a noite, né.
    Quando fico com medo geralmente fico atônita, meio paralisada e calculando como é que diabos eu saio dali. Depois eu grito^^.

    ResponderExcluir