segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A verdade no que não se vê

Jezebel é separada do marido. Mora com dois filhos no interior. Rosa, a mais velha, até que foi bem criada, mas hoje sua mãe virou alcoólatra e não é mais grande exemplo de vida. O filho mais novo, Henderson, cresceu aos cuidados da irmã por dois motivos, na verdade por vários, mas dois em destaque: primeiro pela incapacidade da mãe educá-lo, segundo por ela achá-lo incapaz de qualquer coisa. Herderson é cego.
Com seus 11 anos de vida o garoto não conhece muita coisa fora de seu quarto, mesmo sabendo que a cidade é pequena e não tem muita coisa pra se conhecer de qualqur forma. Ele não vai à escola, não há uma capacitada para suas necessidades especiais.
Rosa, já frequentando o colegial numa cidade vizinha, dedica agora o pouco de seu tempo livre pra ajudar o irmão no estudo do braille. Seu sonho é passar no vestibular e ser uma pedagoga formada em educação especial.
Henderson estava se sentindo cada dia mais só, pois apesar dos esforços da irmã, o tempo deles juntos diminuia cada vez mais. A voz da mãe ele só ouvia quando ia buscar água ou ia ao banheiro. Ela falava, ou balbuciava revoltada, sozinha enquanto assistia aos telejornais sensacionalistas.
Mesmo assim o garoto era muito feliz. Ele tinha uma amiga. Uma que, desde que ele possa lembrar, sempre contara com ela em todas os momentos de sua vida. Alguém que mesmo com o passar dos anos nunca deixou de lado o carinho e a atenção que ele tanto gostava de receber. Não que ele a exigisse, mas a dedicação da amiga sempre fora total ao garoto.
Jamim visitava-o todas as noites sem falta, escondido da mãe e da irmã dele. Henderson sentia o perfume adocicado da amiga entrando pela janela e ouvia seus passos leves. Logo ele lhe contava como fora seu dia, ela ouvia pacientemente todos os minimos detalhes diferentes que apenas um cego poderia descrever de dias quase todos iguais. Ela não falava muito, mas seu cheiro e o toque macio de seu vestido deixavam aquele menino mais feliz a cada noite.
Uma vez ele contou a Jasmim uma história que lera com a ajuda da irmã, sobre a menina Alice e sua viagem fantástica pelo país das maravilhas. Ela adorou, mas na hora de praxe despediu-se saindo pela janela.
Assim seguia a vida de Henderson, querendo aprender novas histórias interessantes para contar para sua amiga. Um dia ele sugeriu para Jasmim que conhecesse sua irmã. Ela não pareceu gostar da idéia, mas também não negou.
O dia seguinte ele passou imaginando como seria o encontro de Rosa e Jasmim, as duas pessoas que ele mais admirava. Esqueceu até de seus livros matando o tempo avaliando quais seriam suas reações, se gostariam uma da outra, etc. Ele tinha quase certeza que sim, afinal elas eram até parecidas em muitos aspectos.
Naquele entardecer aconteceu um acidente envolvendo Jezebel. Ela andava bêbada em frente sua casa quando um carro em alta velocidade perdeu o controle ao desviar-se dela, que acabou saindo sem ferimentos. Infelizmente o carro invadiu seu quintal, colidiu com a casa e causou um pequeno incêndio no jardim. Henderson ouviu uns gritos, o motorista alegando que o sol poente atrapalhara sua vista e só notou a mulher cambaleante segundos antes de mudar a direção.
Ela e os filhos foram dormir na casa de uma irmã. Henderson não tinha nada contra seus parentes, mas ficou muito desapontado por não poder se encontrar com Jasmim aquela noite, mas ele sabia que ela compreenderia o acontecido e que por isso não puderam se ver. Ele acreditava que seus encontros eram tão especiais pra ela quanto eram pra si.
Os três voltaram pra casa, o garoto estava muito ansioso pela visita de Jasmim. Mas ela não aconteceu. Será que a ofendi sem perceber? Será que ela pensou que eu a abandonei? Muitas dúvidas surgiram na mente dele, nenhuma que levasse a uma conclusão satisfatória. Henderson resolveu simplesmente esperar pela próxima noite.
Mas passou-se uma semana, duas. E mais nenhuma visita ele recebeu. As vezes pensava ouvir o roçar do vestido de Jasmim contra o peitoril da janela, mas quando verificava, era só a cortina nova do seu quarto. Aliás, seu quarto todo cheirava à fumaça desde o acidente e isso o incomodava muito. Mesmo tendo trocado a cortina e feito uma bela limpeza. Não conseguia nem lembrar mais como era o agradável perfume de sua amiga. Amiga. Perguntava-se se ainda poderia considerá-la assim e se, por acaso, esteja onde estivesse, ela ainda o considerava seu amigo.
Jasmim estará guardada na lembrança de Henderson até o fim dos seus dias.

Algum tempo depois Rosa estava de férias do colégio e incumbiu o irmão de ajudá-la na reconstrução do jardim. Ele gostou do desafio e encarou de frente esse novo contato com o mundo externo. Descobriu um gosto novo pela vida, um ainda maior que contar histórias. Seus vizinhos passaram a conhecê-lo. O talentoso e jovem jardineiro cego.
Um dia enquanto adubava a terra perguntou a Rosa o que havia no jardim antes do fatídico acidente, numa curiosidade desinteressada. Ela, que chegava do colégio, cheia de livros nos braços, parou pra pensar.
_Só alguns vasos de samambaia e xaxins aqui na frente perto do portão e uma dama-da-noite aí no fundo, perto da sua janela.
_Ah.
_Henderson?
_Quê?
_Estou muito orgulhosa de você.

PS: Esse post é especialmente para agradecer aos meus visitantes, obrigado pessoal pelas mais de 1000 visitas!
PS2: Sim, é o desenho que o faz especial, apesar de ter sido feito meio correndo e improvisado.
PS3: Usei o marcador Outer Space, o que significa que esse post é fictício, porém sabemos que uma história dessas não é de um tão "far away space".

5 comentários:

  1. 'Ela não falava muito, mas seu cheiro e o toque macio de seu vestido deixavam aquele menino mais feliz a cada noite.' *----------*

    muito lindo, muito fofo o Henderson *-*
    adorei, você deveria postar histórias por aqui com mais frequencia *-*

    ResponderExcluir
  2. nossa, muito muito lindo Jaum *-*


    você deveria postar histórias por aqui com mais frequencia *-* [2]

    ResponderExcluir
  3. você deveria postar histórias por aqui com mais frequencia *-*
    (Risos)
    Estou ansiosa para a outra história.

    ResponderExcluir
  4. interessante a história...
    com o desenho fica melhor mesmo :P

    ResponderExcluir
  5. Texto muito bonito. Você tem uma sensibilidade incrível para escrever. É sempre um prazer ler seus textos. Beijao.

    ResponderExcluir