terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Vasos

Cultura é um pacote de influências.
É tipo um box que você compra, abre e de dentro vai tirando diferentes formas de expressão que unidas compõem a sua cultura.

Dois termos na frase acima estão parcialmente errados.
Primeiro "comprar cultura" é bem deprimente, mas é como estamos hoje em dia. Ou você compra cultura ou tem pouco e difícil acesso à ela.
Segundo "a sua cultura" que também é triste, frio e individualista, mas isso também é um reflexo da nossa atualidade. A cultura em massa é muitas vezes considerada ruim (o que as vezes é verdade), por isso cada um vai construindo pra si sua própria cultura, sua própria noção do que é bom e ruim, do que é certo e errado. O que pode ser perigoso.
Incrível como isso difere do que era visto em meados do século passado e o irônico é que o pacote da nossa cultura é resultado de influencias diretas ou indiretas do passado cultural do mundo. Cultura é um pacote de influências, pois influencia e é influenciada.
Na verdade o conceito de cultura variou muito desde que nós, seres pensantes, resolvemos criá-lo.
E aí: estamos culturalmente mais ricos ou mais pobres? Necessitados sempre fomos...

Peguei-me pensando nisso, não pra discutir nem pra criar caso, mas pra aprender algo. Pra ensinar algo pra mim mesmo: respeito.
Assim como eu quero respeito pelo que eu gosto e considero como cultura, devo aos outros o mesmo.
 
PS: O título é uma metáfora, um chocolate pra quem entender.

4 comentários:

  1. 'formas de expressão que unidas compõem a sua cultura'<- Errado também. Formas de expressão são cultura por si só, não precisam estar unidas.

    Não acho que nós estamos culturalmente mais pobres e nem mais ricos. Minha professora de filosofia/sociologia fez uma pergunta esse ano pra nossa turma: 'Um advogado rico e viajado e um morador de rua, qual deles possui mais cultura?' E qual a resposta? Nenhum dos dois. Porque cultura é relativo pra cada pessoa, cidade, estado, país, etc rs Não tem como medir. Qualquer tipo de arte culta é cultura, mas... Funk também é, por exemplo. São apenas opostas, dizer que um é mais do que o outro é errado :D
    Logo, ninguém tem mais ou menos e nenhuma cultura é pior ou melhor do que a outra :P

    \minhaopinião

    ResponderExcluir
  2. É que agora tem a indústria cultural, também. O que era pra ser arte virou apenas entretenimento. :B




    ps.: não gostei do seu comentário mais engraçado que a minha tira no meu blog. HAOIHAOIAHOAI

    ResponderExcluir
  3. fez todo sentido e fez refletir também!

    mas poxa, não ganhei o chocolate :(
    *mais lenta que o Johnny*


    :****

    ResponderExcluir