sábado, 1 de maio de 2010

Meu MELHOR papel

E eras depois voltarei a falar dos meus trabalhos na facul. Bom, estamos agora em agosto de 2008 e depois do primeiro semestre eu já me sentia mais confiante e queria ousar mais nas produções. E pra ajudar começamos a ter aula de adaptações históricas! Uma matéria e tanto pra quem gosta de épicos. Nosso próxio curta estaria bem longe disso.
E quem manjava muito de história e não podia deixar essa passar? A Bruna. Ela teve a idéia de adaptar pra um curta um pouco do que foi a época da inquisição. A idéia original, o argumento e até o roteiro em si ficaram ótimos e com um final muito bom, surpreendente. Mas aí começou a correria. Escolher atores, locações, figurinos, os objetos e tudo mais que ajudasse a remeter à época da inquisição. Pois bem, a Bruna agora provava que sua direção de arte realmente era muito boa e com a ajuda do pessoal fez um trabalho memorável.
"E aí, a Mariana vai ser a Bruxa, a Fer pode ser a filha dela. Precisamos de um padre..."
É, Deus me deu essa carinha redonda e inocente pra isso mesmo. Eu fui escalado como padre. Até então eles não sabiam de um pequeno defeito meu (que contarei daqui a pouco).
O estúdio Kaiser foi uma escolha geral do pessoal, lá tinha um clima macabro que era mais ou menos o que a gente queria passar. A camera ainda era um problema, não queríamos repetir o feito que foi filmar o "Luxúria" com VHS e arrumamos uma digital um pouco mais power. Não muito. Mas era o que tínhamos. Aliás, parabéns pro Cardoso Jr. que sem tripé até que conseguiu não tremer muito durante os planos.
Pra ser sincero não lembro de muito mais, mas o dia da gravação em si foi inesquecível. Fui de busão pro estúdio, no caminho fui decorando ou não as falas. Chegamos lá morrendo de medo (eu, pelo menos) de levar um safanão. Sei lá, parecia que a gente tava fazendo coisa errada. Hihi. fomos procurar bons locais pra filmar, arrumamos e depois fomos nos arrumar. Figurino e maquiagem (inclusive em mim, porque claro, bem naquele dia resolve nascer uma espinha muy amiga no meio da testa). Até que ficamos convincentes, paramos pra tirar fotinhas (pra capa, poster e por diversão) e do nada, assim DE REPENTE surge um velhinho.
o.o
Infartamos todos. Mas ele era um tio aí do meio cinematográfico, viu que a gente ia filmar e foi lá tirar umas fotos. Tirou 50 milhões de fotos. Só das meninas. É, dó da Má, da Téf, da Fer e da Bruna.
Filmamos incansavelmente o dia todo. Levamos muito mais tempo do que o esperado e tudo isso por que? Porque a anta do padre não decorava de jeito nenhum as falas! E pra piorar travava assim que a camera apontava pra ele. Odeio falar em terceira pessoa, mas ai, esse padre foi tão idiota que eu me desapeguei dele. O mais incrivel: no ensaio ele era o ser mais maligno do mundo, como deveria ser de acordo com o roteiro, mas era só ligar a camera e... e... e... eu travava. Pobre Fer que ficou lá horas segurando a forca com um modelito sãper sexy. Por falar nela, as cenas dela ficaram ótimas como menina cega (quando exibimos o filme, todo mundo perguntou "Fer, por que você fica olhando pro nada?" "PORQUE EU ERA CEGA!" hehe).

AAAAAAAAAAAAAAAAAAHHH
Eu já tava esquecendo a coisa mais épica desse curta. Fomos filmar o inicio, da freira Bruna indo conversar desesperada com o Padre.
CJ- "Vem correndo, faz um drama e grita pelo padre. GRAVANDO"
*Bruna vem correndo e... CAI escada abaixo. Todos atônitos olhando. João continua a cena.*
xD
Mas não aconteceu nada grave, eram só 4 ou 5 degraus.
Enfim, foi um dia cansativo, traumatizante, mas serviu pra gente aprender que fazer um curta exige sacrifícios e não é só festa e alegria (a não ser que você esteja gravando "TPM", mas isso é mais pra frente).
Pouco tempo depois era o dia da apresentação, não foi grandiosa como a sessão pipoca e desde quando essa coisa é grandiosa?, mas deu orgulho de ver que deu tempo de editar. Aliás, foi aí que aprendi que a edição faz milagres. Ainda mais na mão de um milagreiro. Lucas, mais conhecido como Pinda. Fez uma intro mó massa.
O curta em si é cheio de pequenos defeitos, tipo a freira que usa allstar, uma igreja com só 5 fiéis um deles o próprio carrasco, etc. Mas ahn, outras coisas chamam atenção e aqui fica o meu espanto: Elogiaram loucamente minha atuação. É, pasmem. Ok, nem foi tanto assim, mas já é muito mais do que eu merecia. Eu quase acreditei. Só que (futuramente vocês vão entender porque) minha carreira como ator foi por água abaixo depois disso. Já a da Má, a incrível bruxa esperta e levada, só cresceu e arrecadou muitos curtas no currículo. (A da Bruna e da Téf eu nem comento que já é covardia.)

Assim meu círculo de amizades começou a crescer e ficar cada vez mais forte. Eu não tinha idéia que, bem ou mal, estaria agora conectado de um jeito muito forte com cada uma dessas pessoas. E a maioria delas só tenho a agradecer.

Pra não perder o costume, a frase que marcou o curta foi, de longe:
"Porra Grande Mãe!"
(juro que é coincidencia terem palavrões nas frases)

Próximo: Um final de semana muito louco cheio de altas armações em Serra Azul.
Narrador da Sessão da Tarde sobre "A Correnteza".

PS: Não vou falar mais porque o post já tá enorme... mas se a equipe comentar aí, pode ajudar a lembrar mais acontecimentos fatídicos durante a produção desse curta ;D

7 comentários:

  1. aaaaaaacho que vi esse curta hadosihiadsho
    você trouxe o DVD aqui um dia o.o


    beijo XD
    FILOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. na verdade te mostrei no youtube ;D
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. depoimento da Fernanda Galo por msn:
    '- Fernanda diz:
    "*e aquele veio era tarado
    *se naum fosse o marcos
    *ele tava subindo minha camisola
    *o marcos `` naumm chega de foto a gente precisa grava, vem ca Fer``
    *ufaa
    ..."

    ResponderExcluir
  4. ahn é, o Martelo foi o azarão do semestre... nem era o curta principal, mas acabou recebendo várias indicações na sessão pipoca, incluindo melhor ator: EU!
    (mas não ganhou nada, claro, e foi aí q começou uma besta e já superada rivalidade...)

    ResponderExcluir
  5. Deixarei pra comentar de indicações no post do "A Correnteza" mas Martelo foi massa de fazer. Obrigado amigo por esquecer-se de comenter q eue stava mais insuportavel que de costume nesse dia por conta de uma incrível dor de cabeça (tava tenso, juro... PORRA GRANDE MÃE! Sem tirar o crédito do meu amigooooooo Pinda, mas a abertura foi a única sacada "de diretor" que eu tive durante o processo além da trilha hehe (ainda bem que existe o Duas Vidas =D)
    Bom, já falei demais uahsuhaushu

    ResponderExcluir
  6. "PORRA GRANDE MÃE, que post grande" uhsushushs
    Eu mostrei pro Guilherme de Almeida Prado ( o diretor e não o do complexo vitaminico pra prisão de ventre) o filme.
    Minha direção de arte tava foda (modesta) ushushuss, lembra do pink de demonio?
    Mal sabia que quando entrei no estúdio, vendi minha alma e ficaria longos anos aqui. A Ahh junto com o velhinho safado ( que ainda aparece de vez em quando aqui) tinha o Edgard bravo, mandando a gente calar a boca.
    Eu cai de verdade e COMO ASSIM NÃO FOI NADA SÉRIO? MEU JOELHINHO FICOU HIPER ROXO, tá ele não caiu nem nada, mas ... uhsuhsus.
    JÃO FOI UM SUPER PADRE UHSUHSUSHSUS.
    AI AI, mal sabia eu que depois desse filme eu só ia me dar mau nos seguintes, minha carreira de personagens que morrerm começava ai...
    O_O Que post grande....
    Xau...
    Bjo...
    ...

    ResponderExcluir
  7. E surpresa fikei qdo me deparei com ISSO. Choquei. O blog das pessoas mais egocentricas do mundo. Contem comigo:
    4º lugar vai para..Fer:"se naum fosse o marcos ele tava subindo minha camisola" Hã!Coisa feia.
    3º lugar: João(+ conhecido como J.G.):"várias indicações na sessão pipoca, incluindo melhor ator: EU!" OK.
    2º lugar para Junior(Edson D.??!!): "a única sacada "de diretor" que eu tive durante o processo ALÉM DA TRILHA" Sorry, Mr. 'Trilheiro'.
    Em 1º e não mais importante, Bruna Maria leva o ouro: "Minha direção de arte tava foda..". Essa eu não sei se eu supero.
    PORRA PESSOAS!
    Sem +.
    Bjokitas da Má (que mantém em seu currículo a triste fase em que interpretava bruxas descabeladas da boca suja.)
    =D

    ResponderExcluir